domingo, 29 de julho de 2012

Em cada táxi uma trama

Neste momento, um táxi está carregando um menino que se tornará alguém importante, uma mãe preocupada com o futuro do filho, uma jovem que acaba de conhecer seu marido, um avô que chora de saudades do neto, uma mulher que espera por um milagre, um médico que sonha curar uma paciente desenganada.

A bordo de um táxi, por ai, há uma idosa desencantada com o mundo, um jovem querendo mudar o mundo, um empreendedor em dificuldades financeiras, uma secretária atrasada, um homem desempregado, um estagiário sonhando em crescer na vida.

Um passageiro criticando o governo, um passageiro elogiando o governo, um passageiro pedindo ao taxista que pare de falar em política. Namorados trocando carícias no banco traseiro. Uma esposa desiludida, um marido fiel, um adúltero incorrigível, uma prostituta indo para o trabalho de táxi.

Alguém está tentando enfiar uma TV 50 polegadas em um táxi para economizar no frete, um cachorro está vomitando no estofamento, um crente está pregando a palavra, uma mulher está parindo, um umbandista está levando seu despacho, um assaltante está puxando sua arma. Deus há de estar em todos os táxis, nesse momento.

Neste exato instante, um táxi está levando alguém para o aeroporto, um taxista está dando uma dica de hotel para um turista que chegou à cidade. Em milhares de táxis estão sendo feitos comentários a respeito do clima, centenas de confissões, muitas análises futebolísticas. Em pouquíssimos táxis estão sendo dadas gorjetas, nesse momento.

Um criminoso arrependido, a vítima de uma injustiça, um oficial levando uma intimação. Alguém está fugindo, alguém está tentando chegar a tempo, alguém está voltando, outros estão indo de táxi.

Jovens bêbados, uma garota suicida, um estudante e sua maquete, um pedreiro sujo de cimento, um jogador cabeça de bagre, um torcedor rasgando sua bandeira, um travesti espancado, um velho frustrado, que sonhou ser alguém importante...

Não perca! Em um táxi perto de você.

7 comentários:

Anônimo disse...

O taxi é a partícula do "mundo" em movimento.

Dalva M. Ferreira disse...

Um poeta olhando o mundo através do vidro da janela...

ricardo garopaba blauth disse...

alo Marcos.....acredito depois de ler o texto de hoje que o nome correto para teu blog seria ,,,,,,,,,,,,,"taxi DRAMAS"

brincadeira, brincadeira......TAXITRAMAS já é um Marca pelo que constato diariamente usando este meio de transporte aqui em PA. ha bem mais de mês......

Silvana disse...

C'est La Vie

Silvana disse...

C'est La Vie

Sérgio LB disse...

Os profissionais do táxi têm o raro privilégio de conduzir a diversidade humana. Nestas continuadas e incessantes viagens informam-se e informam; aprendem e ensinam. Ouvem toda a sorte de confissões, desabafos, frustrações; convivem com a alegria e a tristeza dos seus passageiros, como também com a indiferença, a educação e com a descortesia.
Somados a isso enfrentam um trânsito cada vez mais neurótico, 'amarrado'e perigoso, numa média de 12h de trabalho diários.
Levam os passageiros aos seus destinos com segurança.
Às vezes [não é Mauro?] algum 'passageiro' surrupia a sagrada 'féria' e pertences; às vezes roubam o instrumento de trabalho (o táxi); outras tantas, além da agressão moral sofrem também a física...
E quantas vezes já ouvimos que alguns desses guerreiros taxistas não retornaram mais aos seus lares, abatidos por meliantes?
Aos taxitas e aos seus familiares a minha homenagem.
É uma vitória que se repete diariamente ao chegar em casa fisicamente incólume e com a 'féria' no bolso, e aindar dar a indispensável atenção à esposa e aos filhos; e, ao fim, dormir para que tudo possa,felizmente, recomeçar amanhã!
'Há braço'.

Anônimo disse...

Muito bom este texto. Passei a dar gorgeta no táxi. Mas seria melhor que não corressem tanto...