domingo, 27 de dezembro de 2009

Aos sobreviventes do natal

Se você está lendo esta post, parabéns: você está vivo.
Eu, que trabalho na rua, no trânsito, transportando pessoas pra lá e pra cá, vi muita loucura neste natal. Correria, stress, xingamento. Um deus-nos-acuda. Um passageiro me confessou que, nesta época do ano, tira da gaveta um revólver que passa o ano todo guardado. Ele tem mais medo das festas de fim de ano do que dos bandidos em si!
Mas o natal passou e agora é a vez do Ano-Novo, do reveillon, o momento da virada. Hora de deixar os problemas de um longo ano para trás e comemorar. Muita festa, muita bebida, viagens, foguetórios, correrias de última hora. É preciso entrar no clima!
O fim de ano é um momento de renovação da esperança. Parece uma frase batida, mas, para alguns, é a mais pura verdade.
Esta semana, carreguei um passageiro muito debilitado, com dificuldade até para embarcar no táxi. Ele contou que tem um problema cardíaco grave. Disse que, depois de muitos tratamentos mal-sucedidos, entrou na fila dos transplantes. Mas suas expectativas não são boas. Falou que os médicos lhe deram dois anos de vida, ele é o décimo oitavo na fila, e o hospital realiza, em média, três transplantes por ano. É só fazer as contas.
Mas uma outra passageira, funcionária do Hospital do Coração, contou-me uma outra faceta dessa história. Ela afirmou que nesta época de festas de fim de ano aumenta bastante o número de mortes violentas, por acidente, homicídios, suicídios. Ou seja: aumentam os órgãos para doação. A fila anda. A ponto de pacientes ficarem de sobreaviso ou mesmo se internarem no hospital à espera de uma "boa notícia".
Este é meu último post do ano. Lamento que tenha saído um tanto mórbido. Desejo ao caro leitor deste blog um Ano-Novo cheio de amor, alegria e alguma reflexão. Não deixe de comemorar, mas tome cuidado. Por exemplo: se beber, vá de táxi!

26 comentários:

**** disse...

Propaganda é a alma do negócio. Não vejo estes festas como ritos de passagem. Só a gente passa, mais nada.
Abraços!

Anônimo disse...

Lo tendré en cuenta.

Feliz Año Nuevo, compañero!!

Lord Broken Pottery disse...

Mauro,
Tudibom procê também!
Grande abraço

Rud disse...

É nóis Mauro! Feliz Ano Novo e que 2010 tenhamos muitas histórias mais pra contar.

Abraços do colega aqui de SP!

Caminhante disse...

De taxi, além de não correr riscos, a pessoa pode virar uma boa história! Bom ano novo pra você tbm!

Alexandre RJ disse...

Feliz Natal e ótimo Ano Novo pra ti também! Se beber vá de taxi. E no outro dia, leia o Taxitramas para rir e começar o ano com o pé direito!

Paulo Patux disse...

Salve, Salve, Mauro!!

Torçamos por dias mais justos e saudáveis (fisica e psicologicamente) em 2010!

E lá vamos nós...

Suzana Gutierrez disse...

Pois é , ... eu espero não ter de tomar parte em nenhuma destas filas. Felicidade para ti e para tua família. Que 2010 tenha muitas histórias boas para contar.

abraço

Kinha disse...

E se for no seu então....mais seguro impossível não é, Mauro? Um ano novo maravilhoso para você também, com muito trabalho e pouco stress.

Beijos

Anônimo disse...

Último do ano? Mas vai começar a beber assim tão cedo?

Nem me fale em loucuras de final de ano. Aqui a praia já lotou. Até arrastão de roubos em casas já teve.
Chegou a época em que preciso me armar de paciência e tolerância, principalmente para foguetes, que odeio e alarmes de casas que tocam por semanas a fio e ninguém aparece para desligar.

No mais é desejar que 2010 seja um ano muito bom em todos os sentidos e que teu time perca todas, viu? :)

Abração a todos da tchurma.

Anônimo disse...

Putz... Sou uma daquelas "estranhas pessoas" que não comemora o Natal. Não é por motivos religiosos, nem anticapitalistas, ou qualquer das teorias semelhantes mas, pelamordedeus não tentem me crucificar porque minha família já faz isso com bastante competência, eu não dou a minima pro Natal, por quê? Não tenho teoria formulada até o momento, fazer o quê? Agora do ano novo eu normalmente gosto mas, caramba essa virada vai ser dificil pq ando meio descrente, já que d todos os pedidos q fiz pra 2009, nenhum se realizou. Bom pessoas desculpem o astral aí mas, de coração um feliz 2010 pra todos. Bjs Mauro (Sara)

Anônimo disse...

Putz... Sou uma daquelas "estranhas pessoas" que não comemora o Natal. Não é por motivos religiosos, nem anticapitalistas, ou qualquer das teorias semelhantes mas, pelamordedeus não tentem me crucificar porque minha família já faz isso com bastante competência, eu não dou a minima pro Natal, por quê? Não tenho teoria formulada até o momento, fazer o quê? Agora do ano novo eu normalmente gosto mas, caramba essa virada vai ser dificil pq ando meio descrente, já que d todos os pedidos q fiz pra 2009, nenhum se realizou. Bom pessoas desculpem o astral aí mas, de coração um feliz 2010 pra todos. Bjs Mauro (Sara)

Ricardo Mainieri disse...

Mauro, acho que tem colega do volante que vai seguir teus passos literários.
Quinta-feira, durante uma corrida, um taxista me contou algumas estórias eróticas com passageiras que dariam boas crônicas...
Obrigado, pela última visita ao blog.
Desejo que nas avenidas do Novo Ano continuemos nos cruzando.
Sinal aberto para as coisas boas da literatura e da vida...

Abraço.

Ricardo Mainieri

Plinio Nunes disse...

Então tá! Um feliz novo ano cheio de boas histórias, de preferência mais hilárias do que tristes.

Carmem Tristão disse...

Feliz ano novo, Mauro! 2010vai ser de muita luz e resplendor!

Adro disse...

Que ano Castro meu irmão... Muitas mudanças que chegaram acompanhadas de algumas lagrimas que logo se transformam em sorrisos... Segue a vida sempre... O importante é agradecer por mais um ano de batalha...
Forte abraço p/família Castro...
Feliz ano novo...

karin disse...

Pois é...então ta né!!!Feliz Ano novo com muitas realizações,muita saúde...desejo que alguns dos seus sonhos se realizem(não todos senão a vida perde a graça)rsrs.Eu só tenho a agradecer...Obrigada por suas histórias incríveis que dão um toque especial a nossa semana.Beijooooo

tereza disse...

Um feliz Ano Novo com muita saúde, amor, alegria e sucesso com os seus escritos.

Dirceu disse...

Eu que já tive uma pequena amostra do que é esperar na tal "fila".
Mas enfim... deu tudo certo.
Feliz e abençoado 2010 para vc e todos os taxistas... claro que sabemos que as coisas não serão perfeitas em 2010, mas que possam ser um pouco melhores então, pelo menos.
Abração!

Leila Silva disse...

Feliz 2010.

thais disse...

Feliz 2010, e que o ano novo continue rendendo boas histórias!

Lora-chan disse...

Feliz Ano Novo pra vc tbm! ^^/
Espero que vc tenha muitos passageiros pela frente!XD
Beijos e feliz 2010!

Anônimo disse...

Sobre o desfecho:

E quando até os taxistas estão bebendo? "oh, quem poderá nos defender?" Hehe.

É ruim de engolir, mas já vi até isso, taxista pegando sua garrafinha de Red Label e tomando umas bem de canto. :P

É aquela coisa, por mais que nos precavemos, quando chega a hora não há escapatória, alguns passageiros podem se dar mal pela irresponsabilidade de figuras assim. Especialmente nesta época...

Dalva M. Ferreira disse...

Bacana, Maurão. Que 2010 (ano de Iemanjá etc e tal) seja um ano de fartura - física e espiritual. Abraços.

ALEXANDRE SANTOS disse...

É incrível Mauro, mas final de ano é assim mesmo, trabalhei anos no setor de segurança privada, pessoal e de eventos, e todo final de ano o "QAP" era geral como continua sendo até hj. Mas não adianta, o importante é a esperança, é torcer para que as forças se revigorem com o novo ano e que tenhamos a grandeza de aprender com as dificuldades e com os erros. No mais, é aproveitar (com moderação) as reuniões em familia e com amigos, saudando a chegada do NOVO e tocando a bola sempre pra frente!

Tudo de bom!!!

Gorby disse...

Mauro, Desejo-lhe um excelente ano de 2010 com tantas coisas boas que vai até chatear de tão bom que vai ser!!!

Abraço