domingo, 31 de agosto de 2014

Jaculatória

Um dos fantasmas que assombram quem compra um carro novo (taxista ou não) é o primeiro arranhão. Há quem sofra por saber que a inevitável primeira esfolada virá, cedo ou tarde. No caso do meu táxi novo, foi bem cedo. No segundo dia de serviço.

Compadecidos com minha má sorte, não faltou quem me oferecesse ajuda espiritual, atribuindo aquele primeiro arranhão ao mau-olhado, inveja e outras tranqueiras. Já me fizeram pendurar no retrovisor do táxi uma figa, um terço e um olho grego. Um passageiro que está em viajem pela Bahia prometeu trazer uma fitinha do Senhor do Bonfim, outro está providenciando um pé de coelho. Vale tudo.

Minha passageira, apesar de jovem, tinha dificuldade em caminhar, veio até o táxi conduzida em uma cadeira de rodas. Além da obesidade, um grande curativo em uma das pernas complicava seus movimentos. O esforço para acomodar-se no táxi causou-lhe falta de ar. Apesar de tudo, brindou-me com um belo sorriso.

Logo que partimos, minha simpática cliente decidiu que eu, homem de pouca fé, deveria aprender uma milagrosa jaculatória, que é uma espécie de reza que o cristão deve repetir à exaustão: “Coração de Jesus divino providenciai”. Vendo que eu não estava prestando muita atenção, perguntou se eu preferia que ela escrevesse. Menti que não era necessário, que eu já havia decorado.

Passadas algumas quadras, a passageira tomou-me a lição. Jesus do divino perdão… esqueci. Com uma paciência de Jó, ela passou o resto da corrida recitando: Coração de Jesus divino providenciai. E me fazendo repetir. Coração de Jesus divino providenciai. Acabei decorando.

Deixei a passageira em uma clínica onde está tratando uma ferida na perna, que não cura devido à diabetes. Pareceu claro que sua jaculatória não a está ajudando muito, mas isso não comentei - ao menos, a fé lhe traz um pouco de conforto e ajuda a manter o sorriso nos lábios.

Duro mesmo é ver tanta gente que sofre por um arranhão na lataria do carro.

Um comentário:

Anônimo disse...

kkkkkkkk, adorei!

Silvia