domingo, 5 de setembro de 2010

Tensão Pré-vistoria

Hoje, rodei, exatos, 187 km no meu táxi. Cento e oitenta e sete quilômetros em cerca de onze horas de trabalho. No pára-e-arranca. Sem sair do perímetro urbano de Porto Alegre. Praticamente, não sai de dentro do carro nesse tempo todo. Foram uns vinte minutos de almoço, uma ou outra levantada para atender ao telefone do ponto, para abastecer o táxi. De resto, foi dirigir. Estou moído.
O trabalho em um táxi não é o pior serviço do mundo, eu sei, mas tem lá seus problemas. O ser humano não foi projetado para passar o dia todo sentado. A coluna se detona, as pernas atrofiam, a barriga cresce, a bunda achata. Tendões inflamam com o esforço repetido, o nariz fica irritado com a poluição, os ouvidos cheios com os problemas dos outros...enfim: aquilo tudo que vocês imaginam.
Não bastasse tudo isso, fiquei sabendo de um taxista que sofre com uma doença ainda não registrada nos livros de medicina. Trata-se da "Tensão Pré-Vistoria". Quem diagnosticou o problema e me relatou os sintomas foi a mulher deste meu colega. Segundo ela, o marido fica insuportável nos dias que precedem a vistoria mecânica pela qual todo táxi de Porto Alegre tem que passar periodicamente.
Ela contou que, à medida que vai se aproximando o dia da vistoria, o taxista torna-se irritadiço, nervoso, impaciente, chegando, inclusive, a perder o apetite sexual, tamanho o grau de ansiedade. O homem tem pesadelos em que o táxi cai da rampa de vistoria. Ele passa por momentos depressivos, prisão de ventre, cefaleias. Tudo até que o agente da EPTC cole o adesivo de aprovado no para-brisa do táxi.
Portanto fica a dica, amigo passageiro. Da próxima vez que usar um táxi, procure reparar em um pequeno adesivo azul, no canto superior direito do para-brisa. Ele indica a data da próxima vistoria. Caso o dia esteja chegando, cuidado com o taxista: ele pode estar na TPV.

13 comentários:

Anônimo disse...

Botarei Reparo!

Agora entendo o porque do humor azedo de muitos taxista da praça de São Paulo!!!! srsrs

Patricia Daltro disse...

Com certeza vou reparar no adesivo. Sabe lá, né? É melhor prevenir do que ter que me deparar com com um taxista em TPV!

♪ Sil disse...

Mauro,

Valeu a dica rs, vou reparar no adesivo, até porque não gosto muito de pessoas que não saber ter humor, ou levar a vida sem ela.

Um abração, e fiquei curiosa por saber que vc tem uma relação mal resolvida com a Martha!

Bjão!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

ja teve taxista me falando que estava desistindo do gás pq força demais a suspensão nas ruas esburacadas de porto alegre e a inspeção sai até mais cara por causa do gás...

Sylvio de Alencar. disse...

Maurão, gaste uns 30 ou 40 reais a cada 15 dias com um massagista competente. ele lhe deixará relaxado, ativará suas defesas, deixando seus músculos tonificados.
Estudo Massoterapia, sei do que estou falando.

Abrçs.

Anunciação disse...

Tensão Pre-Vistoria,que interessante.Obrigada pelo aviso.

fermarpin disse...

Não vinha aqui já há séculos. Agora dei nisto : saio à rua muito raramente - e aliás tive sempre dificuldade em caminhar por estas ruas da Internet.
Hoje tive um desejo muito grande de vir ver como anda este nosso amigo pelas ruas de Porto Alegre (que uma vez olhei desde o satélite até encontrar o ponto deste taxi especial).
Então, voltei a encontrar isto por cá como dantes : o sorriso saudável permanente, o grande prazer de escrever e a grande habilidade no fazer disso de que tanto se gosta.
Um abraço comovido (tenho 88 anos) do Fernando.

DÉBORA disse...

Ê saudades de vir aqui!
Tão bom ler suas histórias! =)
Abraços

**** disse...

Ahhhahaha, o que esta vida moderna nos faz. Tá faltando tensão de que mais? ahaha
Abraços!

Anônimo disse...

Então tá combinado: você me dá o nome desse estressado pra eu fugir dele. Por que essa insegurança? Assim ele atrai coisa ruim. Ainda bem que você é um poço de tranquilidade. Humpf!
Abraço.

Alexandre RJ disse...

É Mauro é sempre com um amigo do amigo... um dia ainda pergunto a sua patroa se ela não conhece bem esse taxista... ou se não foi ela quem relatou essa tensão do marido!

Fatima Rama disse...

Muito bommmm hahaha TPV é ótimo.

carrlaia@gmail.com disse...

Aqui em São Paulo são três vistorias:
GNV, Veicular e Controlar