domingo, 22 de março de 2015

Cega e surda

Uma velhinha fez sinal para meu táxi e eu parei. Ela estava acompanhada de outra senhora, tão velha quanto ela. Beiravam, sei lá, uma centena de anos. Cada uma!

Uma das idosas pediu para embarcar na frente. Enquanto esta embarcava, a outra lhe orientava, ajudava a encontrar o banco. A ajuda não era bem-vinda, minha colega de banco dianteiro reclamava que a outra lhe tratava como uma inútil. Mas a outra não lhe dava ouvidos: “cuidado com a cabeça”.

Depois da dificuldade em colocar o cinto, entendi que a velhinha da frente não enxergava quase nada, mas tinha dificuldade em admitir esta limitação, por isso não aceitava muito bem que a ajudassem a fazer as coisas. Tudo bem. Vencido o transtorno com o cinto, partimos.

Quando entrei na rua Santana, a velhinha do banco de trás protestou. Eu expliquei que estava seguindo a orientação da senhora da frente, que tinha mandado entrar ali. A outra, aos berros, como se o banco traseiro ficasse muito distante, explicou que tínhamos que seguir reto. Criou-se a confusão:

-- Cremilda, por que mandaste entrar na Santana? Temos que ir no INSS primeiro, pegar as receitas! Os teus remédios pras juntas, Cremilda!

Parei o táxi enquanto as duas discutiam. Uma queria ir pra casa, a outra insistia em ir pegar as tais receitas. Quando finalmente a das receitas ganhou, perguntei onde ficava o INSS. Minha colega quase cega mandou perguntar para a idosa de trás. Mas a passageira do banco traseiro seguia discutindo, não ligava para minha pergunta. Foi quando a outra me avisou.

-- Tem que gritar. Ela é surda.

O resto da corrida foi aos berros com a idosa do banco traseiro, que era quem tinha o endereço do posto do INSS, e que tinha dificuldade em aceitar a deficiência auditiva - ficava braba quando via que eu estava gritando. A colega da frente, que era quase cega mas bem-humorada, apenas achava graça.

No final, quando agradeci a gorjeta, a passageira tascou:

-- Não precisa gritar, a surda é a outra.

2 comentários:

vidacuriosa disse...

Muito bom. Compartilhei no Facebook.

Anônimo disse...

KKKK..... Excelente.... Estou escrevendo em braile porque eu sou mudo.... kkkkkk.