domingo, 1 de fevereiro de 2015

Adorável

Vencidas algumas quadras, a corrida já havia adquirido seu ritmo normal: a passageira já tinha indicado o destino, tínhamos definido o trajeto, eu voltara a elevar uns dois pontinhos o volume do rádio. Depois desse primeiro momento da corrida, seria de se esperar que a mulher se acomodasse no banco traseiro com seus pensamentos, mas ela resolveu puxar assunto. Perguntou como tinha começado 2015 para mim.
 
O ano começou realmente bem, respondi. Minha filha passou no vestibular! Retribuindo a curiosidade, questionei se para ela o novo ano também estava sendo bom. Depois de um silêncio em que eu pensei que não tivesse escutado minha pergunta, a passageira respondeu com a voz já um pouco mais aguda:
 
-- Uma porcaria esse começo de ano!
 
Daí por diante, só ela falou. Explicou que havia acabado seu casamento de 9 anos. No espocar dos fogos da virada, taça de sidra na mão, minha cliente teria perguntado ao marido o que ele achava dela. “Adorável”, ele teria respondido. Segundo ela, a partir daquele adjetivo o casamento desandou de vez. Adorável seria a mãe que pariu seu marido. Uma parceira, depois de tantos anos de casamento, tem que ser mais do que adorável. Muito mais!
 
Ela teria começado a falar em ter filhos, uma coisa normal, mas o homem não dava o jeito. Gostaria de sair do apartamento, mudar para uma casa que acomodasse melhor os 5 gatos que tinha recolhido da rua... Enquanto relatava suas divergêcias com o marido, a mulher me controlava pelo retrovisor em busca de aprovação. Eu erguia as sobrancelhas, inclinava levemente a cabeça como quem diz sei lá.
 
Por fim, minha passageira acusou o ex-marido de ateu. Quando ela falava em Deus, ele a chamava de “crente”. Pelo retrovisor, o olhar da mulher esperava que eu concordasse que precisamos acreditar em algo, mas minhas sobrancelhas cada vez mais erguidas não iam além do sei lá, eu fora.
 
A passageira pagou a corrida e desceu contrariada. Os homens são mesmo todos iguais.
 

Um comentário:

Clarice disse...

Ai, que susto! A Bruninha já vai pra faculdade? Parabéns aos três.

Do que essa mulher reclama? Deu certo por 9 anos, caramba!

Pois se alguém hoje mesmo me chamasse de adorável eu entraria em órbita, daria meus bens e minhas dívidas a ele, faria comidinha, esfregaria as costas, passaria horas amassando lençois com ele...e depois acordaria do sonho, claro! kkkk.
Abraço.